Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog
planodesaudebarato.over-blog.com

Corretora de planos de saúde em BH

O que são e como tratar o edema na gravidez?

Um dos desconfortos mais frequentes em uma gravidez avançada é edema ou inchaço dos tornozelos e pernas . Descubra no próximo artigo o que fazer para combatê-lo.

O que é um edema?

 

Um edema ocorre quando um excesso de fluido acumula-se nos tecidos. É normal ter algum grau de retenção de líquidos durante a gravidezAlterações nas propriedades do sangue também fazem com que algum líquido se acumule nos tecidos.

Além disso, seu útero em crescimento exerce pressão sobre as veias pélvicas e a veia cava (a maior veia no lado direito do corpo e que transporta sangue das extremidades inferiores para o coração). A pressão do útero faz o sangue retornar das pernas para o coração circular mais lentamente, e isso faz com que o líquido nas veias seja retido nos tecidos dos pés e tornozelos.

Por esse motivo, o aparecimento de edema geralmente ocorre com mais frequência durante o terceiro trimestre da gravidez . Essa condição pode ser particularmente grave em mulheres com gravidez múltipla ou excesso de fluxo amniótico. Além disso, o edema geralmente piora no final do dia e durante o verão.

Depois que o bebê nascer, esse edema desaparecerá quando o corpo remover o excesso de líquidos . Certamente, nos primeiros dias após o parto, você sentirá a necessidade de urinar com mais frequência. 

Como diminuir um edema durante a gravidez

 

É normal que você tenha algum edema nos tornozelos e pés durante a gravidez. Também é possível que presente nas mãos .

Verifique com o médico do seu plano de saúde, se notar um rosto inchado ou ao redor dos olhos, muita retenção de líquidos nas mãos, pés ou tornozelos. Isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, que é uma doença mais grave. Verifique também se você percebe que uma perna está muito mais inchada do que a outra, especialmente se você tiver alguma dor ou desconforto na panturrilha ou na coxa. 

Dicas para diminuir um edema
  •  
  • Deitar de lado ajudará a aliviar o aumento da pressão nas veias . Como a veia cava está do lado direito do corpo, é melhor que você fique do lado esquerdo.
  • Deite-se com os pés para cima sempre que puder , mais ou menos a 45 graus. No trabalho, é útil ter um banco embaixo da mesa.
  • Não cruze as pernas ou os tornozelos enquanto está sentado . Estique as pernas com frequência quando estiver sentado: estique-as para a frente e flexione suavemente os pés para alongar os músculos da panturrilha.
  • Virei meus tornozelos e movi meus dedos dos pés.
  • Faça pausas frequentes a partir da posição sentada ou em pé. Uma curta caminhada em períodos regulares o ajudará a melhorar a circulação .
  • Use sapatos confortáveis.
  • Não use meias que apertem os tornozelos ou panturrilhas.
  • Beba muita água.
  • Faça atividades físicas regulares, especialmente caminhadas, natação ou pedalar em uma bicicleta ergométrica.
  • Coma bem e evite junk food.

Levar uma vida em ordem e usufruir de todos os benefícios do seu plano de saúde é muito importante para evitar dores e complicações durante a gravidez. E é uma excelente academia para vestir os dias da maternidade. 

Share this post
Repost0
To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post